top of page

Cristina Silveira

Asperger ou TDAH

Ultimamente tenho recebido vários casos com supostos diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, encaminhados ao meu consultório para tratamento psicopedagógico.


Em se tratando de crianças e adolescentes, todo cuidado é pouco, porque além do fato desse diagnóstico estar um tanto “banalizado” (uma vez que hoje em dia, uma criança que sobe em árvores pode estar sendo considerada TDAH), temos que ser cautelosos porque pode não ser TDAH, e sim outro diagnóstico. E se realmente for TDAH, pode estar associado a alguma outra comorbidade, como por exemplo a dislexia e a disgrafia, ou até mesmo a transtornos emocionais. 


Mas, dentre os equívocos cometidos com o diagnóstico de TDAH, está em confundi-lo à Síndrome de Asperger Esta síndrome pode ser facilmente confundida com o TDAH, tornando o diagnostico mais difícil, porque existem algumas semelhanças em seus sintomas.

Mas se o profissional médico for experiente e conhecedor das caraterísticas do Asperger, saberá realizar um bom exame clinico e encaminha-lo para testes psicodiagnósticos e psicopedagógicos para embasa-lo em sua definição. O fato é que cerca de 60-70% das crianças com Asperger apresentam sintomas compatíveis com um diagnóstico de TDAH.


Segundo Adrienne Warber, (http://www.lovetoknow.com/member/68~adrienne-warber), os sintomas abaixo podem ser encontrados tanto no TDAH, quanto no Asperger:

. Transtornos de aprendizagem
• Muitas vezes a criança parece não ouvir o que esta sendo dito 
• Dificuldade em seguir regras e normas 
• Diz coisas inapropriadas e tem problemas para descobrir a resposta apropriada para algumas situações
• Linguagem inadequada 
• Faz birras, ou pode ser agressivo
• Dificuldades de atenção
• Hiperativo 

 

Ambos podem ter coordenação motora desordenada e impulsiva, e ambos podem ter dificuldades em relacionamentos sociais.
Mas existem muitas diferenças entre TDAH e ASPERGER, que somente um especialista no assunto pode avaliar. 

Além disso, devemos levar em consideração que é possível que uma criança possa ser Asperger com uma comorbidade em TDAH. Ou seja, ambos podem estar presentes).

O problema dos pacientes que possuem a Sindrome de Aspergers combinado com TDAH, é que podem levar os especialistas a diagnosticar apenas o TDAH e não identificar o diagnóstico de Asperger. Isto acontece porque o espectro de TDAH pode ser mais acentuado do que o espectro de Asperger, e nesse contexto, ficar menos evidente. É comum que uma criança com Asperger primeiro seja diagnosticada com TDAH.  

Por isso, quanto mais testes são feitos e mais especialistas se envolvem no caso, certamente um diagnóstico mais específico e assertivo será realizado. 

Fica a dica !

Cristina Silveira é psicanalista, psicopedagoga e educadora,

especialista em neuropsicopedagogia, arte-terapia e psicologia do trabalho. Tem formação em educação inclusiva (TDAH, autismo, Síndrome de Down) e atualização em artes plásticas e saúde mental. Idealizadora do Movimento Resgatando a Infância.

* Este é um artigo autoral, que reflete as opiniões do colunista e não do veículo. O website BH DA MENINADA não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso das informações contidas no artigo.

© 2012 by Daniela Mata Machado Tavares. Todos os direitos reservados

contato@bhdameninada.com

bottom of page