top of page

Uma casa para brincar

Na Casa Ideia, a meninada brinca. Com madeira, papel e pano, faz os seus próprios brinquedos. Com a imaginação, dá vida a cada um deles. Nesse processo, acaba aprendendo... um tantão de coisas! Cada criança no seu tempo e do seu jeito. O BH DA MENINADA foi convidado a conhecer essa casa de arte que se dedica à infância. Para os pequenininhos, de até 4 anos, o espaço funciona como uma alternativa à escola convencional. Para os maiores, de 4 a 10 anos, ela é um complemento divertido e enriquecedor, que as crianças frequentam no horário do contra turno escolar. A proposta pedagógica está baseada no respeito à infância e à singularidade de cada criança, atentando sempre para a fase de desenvolvimento em que cada pequeno se encontra. O currículo é aberto e flexível, podendo ser reiventado a todo  momento. Cada  experiência

é uma oportunidade para repensar a filosofia educacional da casa.   
O educador da Casa Ideia tem plena consciência de que também é referência na formação pessoal das crianças, tornando-se muito importante no processo de construção de autonomia que cada criança, em seu ritmo, percorre. Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor faz com que as crianças se sintam confortáveis e livres para experimentar, descobrir e construir relações. É nesse ciclo constante de trocas que o aprendizado e as descobertas acontecem.
É por isso que a Casa Ideia também não trabalha com idades predeterminadas para cada grupo. As turmas são formadas por proximidade etária, mas nada impede que uma criança de 4 anos frequente uma das turmas e outra, da mesma idade, sinta-se melhor em um grupo diferente.  Respeitar o tempo de cada criança é um dos fundamentos dessa casa de artes.

 

Funcionamento

 

Crianças de até 4 anos precisam frequentar a casa no mínimo 2 vezes por semana e permanecer por um turno inteiro (manhã ou tarde). Acima dessa idade, elas podem ir à Casa Ideia com a frequência que a família desejar, inclusive para cursar apenas uma oficina por semana. As turmas de pais e filhos –  oficinas  com 

 

...Como antigamente

 

Carrinhos de rolimã, jogos de cinco marias, quitandas da vovó, músicas um pouco esquecidas e muita gentileza dão o tom do projeto que está sendo trabalhado neste momento lá na Casa Ideia. Preocupada com a correria da vida, que contamina também as pequenas vidinhas que mal têm tido tempo de brincar, a equipe da Casa Ideia decidiu recuperar o que havia de legal em tempos um pouco menos corridos e um tanto mais desfrutados... “Como antigamente...” é o nome desse projeto.“Em nosso dia a dia já valorizamos bastante o brincar como antigamente, sem brinquedo pronto, sem horário para acabar, com um olhar cuidadoso do adulto , respeitando a criação e imaginação da meninada. Nada melhor do que compartilhar com as famílias e relembra-los que não precisamos de muita coisa para termos momentos inesquecíveis”,  explica Ana BandeiraA pedagoga explica que não há nenhuma tentativa nostálgica de voltar ao passado, mas apenas um desejo que recuperar, junto com as crianças, um pouco da gentileza e das sutilezas de momentos simples, que vêm se perdendo no meio da correria.

duração de 50 minutos dirigidas a crianças pequenas, acompanhadas pelos pais – comportam, no máximo, seis crianças (e seus acompanhantes) por turma. As demais têm, no máximo, 12 crianças. As turmas dos pequenos, de até 3 anos, contam com o auxílio de dois profissionais – pedagogos ou psicólogos –, além do professor da oficina do dia. A Casa Ideia oferece oficinas de Artes Plásticas, Expressão Corporal/Teatro, Culinária, Oficina Pedagógica ,Música e Oficina Troca-Troca (Judô, Yoga, Capoeira e Circo)Lá foraA Casa Ideia acredita no envolvimento das famílias e no encontro para além dos muros do espaço.

Uma vez por mês, os pais são convidados a participarem das atividades juntos com seus filhos, no projeto Casa Aberta. Nesse momento, eles interagem e têm a oportunidade de vivenciar o que os pequenos vivem diariamente na Casa. É mais um jeito de compartilhar bons momentos com quem se gosta: uma experiência nova, uma história que ouviram e gostaram, uma técnica artística que descobriram, uma receita saborosa etc...

E não é só na Casa Ideia que as crianças e suas famílias se encontram. Ana Bandeira explica que os profissionais da casa acreditam na necessidade de ocupar a cidade. Por isso, gostam muito de organizar piqueniques e outras atividades nos parques e praças da região, excursões a museus e também a parques, praças... Mas o diferencial das excursões da Casa Ideia é que elas não precisam estar necessariamente vinculadas a determinados projetos de aprendizado: muitas vezes, a meninada sai a passeio para brincar! E tem coisa mais importante do que brincar quando se é criança?

 

 

INFORMAÇÕES

Site: www.acasaideia.com.br

Telefone: (31) 3281-2434

Localização: Rua Outono, 535 – Carmo Sion

Horários de funcionamento: Manhã (8h30 às 11h30) e Tarde (14h às 17h30)

 

© 2012 by Daniela Mata Machado Tavares. Todos os direitos reservados

contato@bhdameninada.com

bottom of page