top of page

Espaço Escola: Cooperação e respeito à diversidade

O respeito à diversidade é valor primordial para os alunos da Espaço Escola – Coopen BH. “Lutamos por isso o tempo todo”, explica a diretora Valéria Iglésias Scheid, contando que a escola valoriza o crescimento de seus alunos em relação a eles mesmos. “Respeitamos cada um nas suas capacidades e trabalhamos para que possam crescer desenvolvendo o melhor do seu potencial”, afirma. Convidado a conhecer a escola, o BH DA MENINADA se encantou pelo projeto, que há 21 anos preza a escuta para todos e para cada um. Valéria Iglésias conta que, volta e meia, os ex-alunos retornam à escola para falar de como aquele estímulo à pesquisa e o gosto pelo conhecimento, semeados lá na primeira infância, andam fazendo diferença em seus projetos universitários e/ ou de vida.

Quem matricula as crianças e os adolescentes na Espaço Escola pode apostar que eles terão professores capazes de olhar para cada uma deles de forma individualizada e que haverá sempre uma disposição para estimular aquilo que eles têm de melhor. Ali, não há um dono que decida os rumos e as diretrizes. Há uma equipe pedagógica e um grupo de pais interessados em participar e intervir nos rumos da educação dos seus filhos, e uma abertura para escutar cada um desses pais e incrementar a proposta educacional da escola a partir dessa escuta. Tantas vozes só poderiam resultar numa educação cheia de cores, interferências, conhecimentos diversos... muito mais rica que a educação cujos destinos já foram definidos a priori, não acham?

Água que te quero água

 

Transpor os muros da escola e levar o conhecimento para a rua é coisa que o Espaço Escola/Coopen BH gosta de fazer. Volta e meia, as crianças apresentam à cidade o que vêm descobrindo dentro da escola. Depois que os alunos do 6º ano conquistaram o segundo lugar no Projeto UFMG Jovem, neste ano, com o projeto “Navegando Pelos Diversos Saberes de um Rio”, os pequenos do Fundamental I – 2º, 3º e 4º anos – também decidiram pesquisar sobre as águas... E na última quarta-feira levaram a pesquisa para a rua por meio de uma intervenção chamada “Nessa rua tem um rio”.
Pesquisando sobre os rios de Belo Horizonte e discutindo seus processos de canalização e descanalização, a meninada acabou descobrindo que o Córrego Acaba Mundo corre por baixo da Avenida Uruguai, no bairro Sion. Para encerrar o projeto “Água que te quero água”, organizaram uma caminhada no local, desenharam peixes e barcos nas calçadas e distribuíram poemas e notícias sobre o assunto aos transeuntes. É assim, bem desse jeitinho, que os meninos e as meninas do Espaço Escola vão construindo seu conhecimento de mundo e os conteúdos da escola. Tudo amarradinho, fazendo sentido dentro e fora dos livros. Diga aí: não teria sido bem mais legal se a gente tivesse aprendido todas as coisas da escola desse jeito?

Os conteúdos a serem trabalhados na escola estão de acordo com os Parâmetros Curriculares  e o que muda é a maneira de olhar para o ensino x aprendizagem, pois se acredita que a educação se faz pela troca de conhecimento e experiência de todos os envolvidos. A Espaço Escola respeita os ritmos e as peculiaridades de cada um e estimula a pesquisa e a busca pelo conhecimento desde cedo. 
A história do Espaço Escola/Coopen BH começa em 1992, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil, movido por ideais de cooperação e inclusão, se mobilizou para a criação de uma escola que proporcionasse aos seus filhos o ideal de educação em que eles acreditavam. Em substituição a um modelo de educação tradicional e competitiva, oferecido pela maioria das escolas, fundaram uma escola cooperativa, pautada no diálogo e na educação colaborativa. Foi assim que a Espaço Escola nasceu como uma cooperativa de pais, tendo como pilares, desde o início, a busca de um ensino de qualidade e significativo para formação de sujeitos atuantes na sociedade com suas diversidades.
O projeto pedagógico encontrou assento no método cunhado por Paulo Freire, mas recebe influências várias, já que a ideia aqui é escutar todo mundo e aprender com cada um.
A primeira sede da escola, uma casa no bairro Funcionários, foi alugada e, em 1993, a Coopen BH recebia seus primeiros alunos. A escola iniciou suas atividades pela educação infantil e hoje recebe crianças desde 1 ano de idade – que já estejam andando – até os adolescentes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental. 

Horário integral

 

Para os pais que desejarem, a escola oferece a opção do horário integral para os alunos do Infantil II (2 anos) até o 4º ano  do Ensino Fundamental (9/10 anos). As crianças do Integral podem entrar na escola a partir das 8h ou a partir das 10h e lá permanecer até às 18h30. Para esses, a escola oferece almoço. As aulas do Ensino Fundamental começam às 13h15 e vão até 17h45. As do Infantil vão das 13h30 às 17h30.
Durante o período da manhã, as crianças do Integral desenvolvem atividades mais lúdicas. O objetivo é oferecer à meninada um ambiente acolhedor e acompanhamento cuidadoso, por meio do livre brincar, da interação com os amigos e dos estímulos adequados.

MATRÍCULAS ABERTAS!

A partir de 4 de novembro, o Espaço Escola/Coopen BH começa a receber as matrículas de alunos novatos para o ano que vem. Caso você tenha interesse em conhecer a escola, pode agendar uma visita.

 

ESPAÇO ESCOLA/COOPEN BH

Telefone: (31) 3223-3464

Site: espacoescola.com.br

Endereço: Rua Washington, 542 – Sion – Belo Horizonte - MG

Facebook: espacoescola

 

© 2012 by Daniela Mata Machado Tavares. Todos os direitos reservados

contato@bhdameninada.com

bottom of page