Tatiana de Azevedo
Mas está desculpado?
- Lara, você está cansada de saber que tem que tomar banho todo dia depois da escola!
- Mãe, mas eu tomei banho ontem!
- Lara, você também já sabe que tem que tomar banho todo dia!
- Mas por quê?
- Porque se não os bichinhos ficam no seu corpo, você pode ficar doente e, além disso, fedida igual a um gambá. Você quer ficar assim?
- Não... Mas então agora não. Daqui a pouquinho...
- Lara, já esperei esse pouquinho. Você já meu pediu e eu deixei. Agora já está passando da hora.
- Não vou!
- Vai!
- Não vou!
- Vai sim! Vamos! (pego ela a força levando- para o banheiro)
- Buáaaaaaaa! Buáaaaaaaa! Buáaaaaaaa!
- Lara, se você não parar de chorar não vai ter desenho hoje.
- Buáaaaaaaa! Buáaaaaaaa! Buáaaaaaaa!
- Lara, você ouviu: se você não parar de chorar não vai ter desenho hoje!
- Olha mamãe, eu vou parar de chorar... Mas eu queria te falar que é porque eu quero ver desenho. Eu continuo não querendo tomar banho, está bom?
- Não está bom, Lara. Você sabe que tem que tomar banho e tem que obedecer a mamãe. Fico muito triste com você gritando e chorando desse jeito e ainda falando tão feio com a mamãe...
- Mamãe... Desculpa...
- Está bom, Lara. Vamos!
- Mas está desculpado?
Abre parênteses: Birra, pirraça, choramingo... Sei lá que nome se pode dar a uma das coisas mais difíceis de lidar quando se ama e educa uma criança. Tem hora que a maior vontade é dizer: Vai, faz! Pode tudo! Mas a gente sabe que tem que ser firme e isso envolve muita paciência, ouvidos resistentes e muita calma para não entrar no jogo e também gritar e chorar junto com a criança. Dizem por aí que o segredo está no amor e na "disciplina com afeto". Bem... é isso que tento. Mas confesso que, tem hora que por cansaço ou por simplesmente achar graça nos argumentos da minha criança, dá vontade mesmo de ceder. Essa missão é um grande desafio. Fecha parênteses.

Tatiana de Azevedo é graduada em Comunicação Social, diretora de Projetos no Museu dos Brinquedos e mãe da Lara.
* Este é um artigo autoral, que reflete as opiniões do colunista e não do veículo. O website BH DA MENINADA não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso das informações contidas no artigo.
© 2012 by Daniela Mata Machado Tavares. Todos os direitos reservados